Curso Técnico em Automação Industrial
Neste curso você vai aprender exercer as atividades de instalação e manutenção de instrumentos de controle, utilizando tecnologia das áreas de eletrônica, mecânica e controle de processos, incluindo microinformática e aplicações na área de automação industrial.
Onde trabalhar ?
Indústrias em geral
Ao final do Curso de Técnico em Automação Industrial o aluno deverá estar apto a:
− Coordenar e desenvolver equipes de trabalho que atuam na instalação e produção, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas.
− Aplicar normas técnicas de saúde e segurança no trabalho e de controle de qualidade no processo industrial;
− Elaborar planilha de custos de fabricação e de manutenção de máquinas e equipamentos, considerando a relação custo e benefício;
− Aplicar métodos, processos e logística na produção, instalação e manutenção;
− Elaborar ou participar da elaboração de projetos de instalação e operação de sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos e mecânicos e painéis de controles de Automação, efetuando levantamentos, preparando documentação técnica, elaborando planos de face e traçando “layouts”.
− Proceder à elaboração e/ou a execução de planos de manutenção corretiva, preventiva e preditiva de equipamentos elétricos e mecânicos e painéis de controles automatizados.
− Preparar estimativas e programas de trabalho detalhados das quantidades e custos dos materiais e da mão-de-obra necessária, efetuando cálculos e projeções.
− Projetar melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção propondo incorporação de novas tecnologias;
− Identificar os elementos de conversão, transformação, transporte e distribuição de energia, aplicando nos trabalhos de implantação e manutenção do processo produtivo;
− Coordenar atividades de utilização e conversação de energia propondo a racionalização de uso e de fontes alternativas.
− Dominar os softwares mais difundidos e de uso nas empresas no ramo de Automação Industrial;
− Interpretar e executar projetos de sistemas de controle;
− Fazer manutenção e projetos de supervisórios (sistemas de supervisão);
− Atuar como instrutor de Automação Industrial;
− Preparar relatórios, gráficos e formulários relativos aos trabalhos executados.